Data: 04-04-2012
Criterio: B1ab(iii)
Avaliador: Julia Caram Sfair
Revisor: Tainan Messina
Analista(s) de Dados: CNCFlora
Analista(s) SIG: Marcelo
Especialista(s):
Justificativa
Espécie endêmica do município de Grão Mogol, é restrita a Serra do Espinhaço e está sujeita a duas situações de ameaça. Tem extensão de ocorrência restrita (EOO=427,40 km²) em áreas de Cerrado. Embora a região abrigue o Parque Estadual de Grão Mogol, não há registro de sua presença nessa unidade de conservação (SNUC). A exploração de diamante no passado e o atual incentivo ao turismo representam ameaças que podem levar ao declínio populacional da espécie. Além disso, a proximidade da estrada representa uma ameaça a uma de suas subpopulações, o que implica em declínio de AOO, EOO, qualidade de habitat e número de subpopulações. Dessa maneira, é considerada como "Em perigo" (EN).
Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.
Nome válido: Stenandrium stenophyllum Kameyama;
Família: Acanthaceae
Espécie endêmica do Brasil, ocorrendo apenas no Estado de Minas Gerais (Profice et al., 2011); a aproximadamente 800 m de altitude (CNCFlora, 2011).
Espécie terrestre, herbácea (Profice et al., 2011) ou subarbustiva, atingindo até 1,5m de altura (Kameyama et al., 2009). Ocorre no Cerrado (Profice et al., 2011).
1.3.1 Mining
Incidência
local
Severidade
very high
Detalhes
Na região central do Espinhaço, em Grão Mogol, a mineração de diamantes foi uma importante ameaça a espécie (Vasconcelos et al., 2008).
10.1 Recreation/tourism
Incidência
local
Severidade
high
Detalhes
O aumento do turismo descontrolado é uma ameaça a espécie em Grão Mogol (Vasconcelos et al., 2008).
1.1.4 Livestock
Incidência
local
Severidade
very high
Detalhes
A criação de gado e as queimadas estão entre as principais ameaças relatadas para região de Grão Mogol (Vasconcelos et al., 2008).
1.7 Fire
Incidência
local
Severidade
very high
Detalhes
A criação de gado e as queimadas estão entre as principais ameaças relatadas para região de Grão Mogol (Vasconcelos et al., 2008).
1.2.1.2 National level
Situação: on going
Observações: Considerada "Vulnerável" (VU) pela Biodiversitas (2005) de acordo com os critérios IUCN B2ab(iii) + D2, e Ameaçada pela Lista do Brasil (MMA, 2008).
- BIODIVERSITAS. Lista da flora brasileira ameaçada de extinção, 2005.
- PROFICE, S.R.; KAMEYAMA, C.; CÔRTES, A.L.A. ET AL. Acanthaceae in Lista de Espécies da Flora do Brasil, Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponivel em: <http://floradobrasil.jbrj.gov.br/2011/FB000033>. Acesso em: 15 de Setembro de 2011.
- KAMEYAMA, C.; CÔRTES, A.L.A.; PROFICE, S.R. ET AL. Acanthaceae. In: GIULIETTI, A.M.; RAPINI, A.; ANDRADE, M.J.G. ET AL. Plantas Raras do Brasil. Belo Horizonte: Conservação Internacional, p.496, 2009.
- Base de Dados do Centro Nacional de Conservação da Flora (CNCFlora). Disponivel em: <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/>. Acesso em: 2011.
CNCFlora. Stenandrium stenophyllum in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora.
Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Stenandrium stenophyllum
>. Acesso em .
Última edição por CNCFlora em 04/04/2012 - 19:37:41